
Trabalhador é isolado com suspeita de gripe aviária após surto em granja no RS 604v12
21 de maio de 2025Homem apresentou sintomas gripais após contato com aves infectadas; ele está em isolamento e aguarda resultado de exame
Um trabalhador de uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul, foi isolado com sintomas gripais após ter contato com aves infectadas pela gripe aviária. A suspeita surge após a confirmação do primeiro foco da doença em uma granja comercial no Brasil. O homem está em isolamento domiciliar, e amostras foram enviadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O resultado deve ser divulgado ainda nesta semana. Além da granja em Montenegro, um segundo foco foi identificado no Zoológico de Sapucaia do Sul, o que acendeu o alerta das autoridades sanitárias gaúchas. Desde a última sexta-feira (16), trabalhadores desses locais estão sendo monitorados pela Vigilância em Saúde, seguindo os protocolos oficiais. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que a vigilância sobre pessoas que tiveram contato com aves contaminadas foi ampliada como medida preventiva para detectar eventuais infecções em humanos o quanto antes.
Gripe aviária em humanos
Embora a gripe aviária, causada pelo vírus H5N1, seja altamente letal entre aves, o risco de transmissão para humanos é considerado baixo. Segundo o infectologista Marcelo Neubauer, o vírus é pouco comum entre pessoas e não há risco de pandemia. O Ministério da Agricultura e Pecuária reforçou que os casos humanos geralmente ocorrem em trabalhadores com contato direto e intenso com aves infectadas. A pasta garantiu ainda que os produtos de origem animal inspecionados continuam seguros para o consumo.
Com informações SBT News